Casa Venceslau / Canoa Arquitetura

Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Venceslau / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, MesaCasa Venceslau / Canoa Arquitetura - Fotografia de Exterior, CadeiraCasa Venceslau / Canoa Arquitetura - Imagem 5 de 33Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Mais Imagens+ 28

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Canoa Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  516
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Mello
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Atelier Morito Ebine, Atlas, Casa da Coifa, Construflama, Deca, Doka, Futon Company, Granitorre, Hoshizaki Macom, Lemca, Lumini, Marcenaria Baraúna, Mekal, Mel Kawahara, Nordic Structures, Ovo, Pau Pau, Punto e Filo, REKA, +4
  • Arquitetos Responsáveis: Mario Moura, Victor Gurgel
  • Equipe De Projeto: Priscilla Wazima
  • Estrutura E Fundações: Inner Engenharia
  • Elétrica E Hidráulica: Ramoska & Castellani
  • Luminotécnica: Lux Projetos – Ricardo Heder
  • Paisagismo: Oficina2mais Paisagismo
  • Impermeabilização: Proassp
  • Conforto Ambiental: Arqio
  • Consultoria Em Legalização: GL&B Projetos - Guiomar Leitão
  • Consultoria Concreto Aparente: Vértices – Gabriel Regino
  • Construtora: Marcondes Ferraz Engenharia
  • Marcenaria: Marcenaria Baraúna
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebido para um lote urbano típico de aproximadamente 400m² no bairro Jardim Paulistano em São Paulo, o projeto da Casa Venceslau partiu de certa insatisfação inicial ao buscar conciliar um programa relativamente extenso a um conjunto de requisitos urbanísticos rigorosos exigidos dentro do perímetro de tombamento dos bairros jardins. A obrigatoriedade de respeitar afastamento mínimo de 1,50m em uma das divisas laterais sugeria uma edificação mais alongada voltada para um dos vizinhos.

Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Imagem 6 de 33
© Ana Mello

Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Imagem 7 de 33
© Ana Mello

Em um lote com 12m de frente, as áreas livres resultavam assim mais estreitas e residuais, o que parecia incompatível com o desejo primordial dos clientes por conformar um grande gramado, espaço livre para as brincadeiras das crianças e adultos da família. Sendo o terreno plano e com edificações vizinhas bem próximas, o entorno não ofertava qualidades notáveis tanto às áreas internas quanto às externas. Em resposta a essas condições, o projeto dispôs de duas empenas laterais de concreto armado aparente, que estabelecem um novo lugar onde a casa se ampara. Se por um lado, os dois planos paralelos oferecem privacidade em relação aos lotes vizinhos, enquadram também novas perspectivas.

Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Fachada
© Ana Mello
Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Ana Mello

O pavimento superior é composto por dois blocos afastados entre si, contendo duas suítes cada. A disposição deles privilegiou a melhor insolação dos dormitórios: o primeiro bloco é disposto transversalmente e abre-se para a frente do lote, de face norte. Por isso, recebeu tratamento especial por meio de brise móvel, que permitiu tanto controlar insolação direta nos meses de inverno, quanto garantir maior privacidade em relação à rua. O segundo bloco é rotacionado em 90°, aproximando-se da divisa oeste e ampliando o recuo em relação à divisa leste, o que possibilitou abrir os dois dormitórios para o sol reconfortante da manhã. Essa configuração viabilizou uma ocupação mais concentrada do terreno, assegurando assim mais espaço aos fundos para um grande gramado que ocupa a largura total do lote.

Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Ana Mello
Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ana Mello
Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Imagem 29 de 33
Planta - Primeiro pavimento

O térreo foi pensado como área livre e recebe os programas sociais: estar, jantar, cozinha e churrasqueira. O afastamento entre os dois conjuntos de dormitórios resultou num ambiente com pé-direito duplo, que integrou a sala de estar à sala de tv do primeiro pavimento, numa situação bastante rica espacialmente. É justamente nesse recesso que ocorrem as circulações verticais da casa, assim como um lanternim que potencializa a iluminação natural no trecho central da planta. Além disso, a grande abertura envidraçada adjacente ao pé-direito duplo, voltada para o sul, cumpre a função de trazer a visão do céu e das estrelas para o interior da casa, sem os inconvenientes da insolação direta. Por meio dos espaços abertos cobertos e descobertos entra empenas, além de esquadrias de alumínio e vidro de grande formato com abertura total dos vãos, o projeto explora variadas formas de integração entre "dentro" e "fora", possibilitando diversas combinações de uso nestes espaços de transição do interior até o jardim.

Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Imagem 28 de 33
Planta - Subsolo
Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Imagem 31 de 33
Corte - AA

As empenas de concreto determinam também o partido estrutural da casa. Cada uma delas está apoiada sobre dois pilares, espaçados a 15m e com balanços de 2,5m. Elas recebem as cargas das vigas e lajes, que também estão apoiadas numa linha central de três pilares, estes afastados 7,5m entre si. As empenas, no entanto, não tocam o chão: elevadas a 1,50m, elas limitam a vista dos vizinhos, mas permitem que o vigoroso jardim implantado junto aos muros – através de um projeto muito delicado da Oficina 2+ – seja desfrutado a todo tempo no interior da casa. As empenas e lajes de concreto aparente foram cuidadosamente planejadas, tanto no que diz respeito à paginação das chapas de madeirite, quanto no que diz respeito às etapas de concretagem, pensadas para evitar emendas aparentes.

Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© Ana Mello

Meticulosamente executado, o concreto aparente despe-se de seus estigmas e ganha protagonismo, enquanto superfície que recorta e enquadra a paisagem, atiçando o olhar. O programa técnico e de serviço da residência é abrigado em subsolo, se utilizando de aberturas para um jardim rebaixado de modo a fornecer aos espaços iluminação e ventilação naturais. Em sua cobertura, a casa alcança por fim vista privilegiada, onde o horizonte se estende por sobre o bairro jardim até os edifícios corporativos da região. Neste último pavimento, além de uma laje técnica na porção norte, foram acomodados um deck/solário e um jardim, que disfrutam da luz do sol por todo o dia.

Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ana Mello
Casa Venceslau / Canoa Arquitetura - Imagem 5 de 33
© Ana Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Venceslau / Canoa Arquitetura" 11 Dez 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1024290/casa-venceslau-canoa-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.